IDEF




IDEF 

É utilizado para criar uma descrição clara e detalhada de um processo ou um sistema. Um subconjunto da Técnica de Análise e Projeto estruturados. Uma ferramenta de modelagem funcional, é a mais comumente utilizada dentre um grande conjunto de especificações de modelagem IDEF, o qual inclui IDEF1X (modelagem de informações) e IDEF2 (modelagem de sistemas dinâmicos).

QUANDO UTILIZAR

- Utilize quando precisar descrever formalmente um processo, para garantir um resultado detalhado, claro e preciso.

- Utilize quando o processo for complexo, e outros métodos fossem resultar em um diagrama mais complexo.

- Utilize quando houver tempo hábil para trabalhar em entender e produzir uma descrição completa e correta do processo.

COMO ENTENDER

Há inúmeros métodos para descrever processos, muitos dos quais são bastanteinformais, tais como os diagramas de blocos ou fluxogramas. Estes são suficientes em muitas circunstâncias mas são inadequados em outras, especialmente quando o processo é complexo ou uma abordagem mais rigorosa se faz necessária.

Um problema que pode surgir quando se é mais rigoroso é que

um entendimento geral pode ser perdido nos detalhes. O desafio portanto é encontrar um método que seja ao mesmo tempo preciso e claro em todos os níveis.

O elemento básico do diagrama é muito simples, utilizando somente um retângulo para definir cada atividade ou processo, como ilustrado. As quatro setas ao redor do retângulo são:

- Entradas, que a matéria-prima que é transformada durante a

atividade/processo.

- Controles, que influenciam ou direcionam como o processo funciona, tais como regras de segurança.

- Mecanismos, o que é necessário para que a atividade ocorra, tais como pessoas, ferramentas ou máquinas e equipamentos.

- Saída, que são o resultado da atividade e são transmitidas para outro processo ou utilizadas pelo cliente do processo.

A descrição do processo se inicia com um único retângulo monstrando os elementos básicos do processo como um todo. Este diagrama é chamado de 'A-0' ('A menos zero'), como ilustrado na figura a seguir.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EPC